Essa é uma questão comum entre os profissionais da área de Recursos Humanos para que a empresa se mantenha atualizada quanto as práticas de mercado.
O plano de cargos e salários e a pesquisa salarial são ferramentas importantes para a gestão de remuneração e apresentam melhores resultados quando utilizadas de forma conjunta.
Ao implantar ou atualizar a estrutura de cargos e salários é importante analisar os objetivos do negócio, a estrutura organizacional, a complexidade das responsabilidades de cada posição e o perfil necessário ao profissional, de forma a classificar estrategicamente os cargos, além de corrigir eventuais distorções existentes.
A pesquisa salarial fornece informação importante para a definição da composição de remuneração, bem como da construção ou atualização da tabela salarial, devidamente alinhada à estratégia do negócio, garantindo eficiência na gestão de pessoas e eficiência financeira da empresa.
A tabela salarial se torna um instrumento estratégico quando é atualizada periodicamente acompanhando o mercado, pois este não cresce na mesma proporção da inflação ou dos índices negociados nos acordos coletivos e, sim, de acordo com o aquecimento ou desaquecimento de posições ou de segmentos.
Para saber mais a respeito de atualização de tabela salarial, recomendamos a leitura do artigo “Atualização da tabela salarial – uma necessidade”.
Em suma, tanto o plano de cargos e salários quanto a pesquisa salarial devem andar juntos!
Comentários