Nossos clientes têm nos perguntado sobre como está o mercado, o que as empresas conseguiram implantar neste ano e quais as perspectivas para 2019.
Recentemente a ISK Consultoria Organizacional atualizou a Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas – PTGP 2018 e pode verificar que a maioria das empresas (69%) conseguiram colocar em prática as ações consideradas prioritárias para este ano.
Ainda que a retomada da economia esteja abaixo do esperado e a greve dos caminhoneiros tenha impactado os resultados do primeiro semestre, a maioria das empresas conseguiu manter as expectativas quanto aos negócios (62%) e quanto ao quadro de lotação (54%), porém com atenção para as eleições e para o cenário político e econômico que se apresentará.
Nesta semana, o Banco Central divulgou no boletim Focus de 15/10/18 a projeção para 2018 de crescimento do PIB em 1,34% e da produção industrial em 2,67%, estimativa de inflação de 4,43%, taxa Selic de 6,50% e câmbio de R$ 3,81. Esse cenário que requer atenção, conforme mencionado pelas empresas.
O IBGE divulgou que o desemprego caiu para 12,3% no 2º trimestre de 2018. Essa queda tem sido puxada pelo grande número de profissionais fora do mercado de trabalho, subocupados ou que desistiram de procurar emprego.
O orçamento das áreas de recursos humanos foi mantido nesse primeiro semestre de 2018 por 62% das empresas participantes, o que contribuiu para que as ações prioritárias fossem colocadas em prática em 69% dessas empresas.
As razões para a não implantação das ações foram o cenário econômico e a necessidade de remanejamento de verbas. Já as ações que ainda não foram implantadas poderão ser revistas, alterando a abrangência, realizadas internamente ou suspensas, caso o cenário não apresente melhoras no segundo semestre.
No que se refere a reforma trabalhista, as empresas observaram alguns impactos na gestão de pessoas, tais como: parcelamento de férias, demissões por acordo, diminuição das ações trabalhistas, banco de horas individual, horas itinere, flexibilidade na contratação de profissionais, menor complexidade nos acordos com sindicatos, além do esforço dos sindicatos na aproximação dos colaboradores na tentativa de ampliar as autorizações para desconto da contribuição sindical.
No presente momento, estamos em andamento com a 10ª edição da Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas, em conjunto com a revista Profissional & Negócios, focada em identificar o cenário atual e, principalmente, levantar as tendências e desafios de recursos humanos para 2019.
Ao responder ao questionário completo, o participante receberá gratuitamente, pelo período de 60 dias, assinatura da plataforma RH Pra Você, com acesso a uma série de conteúdos exclusivos, que poderão ser de extrema valia em seu processo de gestão.
Receberá, também, o relatório final com o detalhamento dos resultados da PTGP 2019 e as análises da nossa equipe de consultores.
Comentários