A pesquisa salarial é uma ferramenta importante que permite ter acesso a informações que respaldam as decisões estratégicas e possibilitam colocar em prática uma gestão de remuneração adequada à empresa e alinhada ao mercado.
Por isso, a contratação de uma pesquisa salarial requer alguns cuidados, os quais relacionamos a seguir:
- Banco de Dados
Ao adquirir pesquisa de base de dados, é importante que ela apresente a lista de empresas pesquisadas, os critérios de tabulação, os dados de frequência (número de ocupantes no cargo pesquisado) e a data da última atualização, caso contrário não terá valor técnico e não deve ser utilizada para tomada de decisão.
- Base de Curriculos
Pesquisas com base em currículos, vendidas ou disponibilizadas gratuitamente no mercado, utilizam a intenção de ganho de candidatos a emprego. A aquisição de um produto com esta característica pode gerar mais um problema do que apresentar solução.
- Job Matching
O entendimento da estrutura de cargos e de remuneração da sua empresa é muito importante na comparação com o mercado. Ao se comparar um cargo, é fundamental entender o seu nível hierárquico, o peso na estrutura, as atividades realizadas e os requisitos exigidos.
- Número de Empresas
A quantidade mínima de empresas para participar da pesquisa é muito importante para garantir a confiabilidade estatística e a preservação da confidencialidade dos dados. Assim, o recomendável é que o mercado seja composto por, pelo menos, 12 empresas.
- Resultados
Os resultados apresentados por uma boa pesquisa incluem análises salariais, incentivos de curto prazo, práticas de benefícios e outras informações estratégicas.
Para complementar esse conteúdo, recomendamos a leitura do e-book Pesquisa Salarial – Guia Prático.
Comentários